quarta-feira, 13 de março de 2013

PEIXE AO FORNO

Peixe aqui em casa é fundamental não só porque somos adeptos de uma dieta mais saudável com carnes brancas, etc... Mas também porque somos apaixonados por frutos do mar. Dos mais simples, aos mais sofisticados pratos, é sempre uma escolha prazerosa!




Quando morava em Niterói, consumia duas vezes na semana. Depois que mudei pra Curitiba, demorei um pouco para descobrir onde comprar. As peixarias são escassas, pelo menos pra mim, que não conheço muitos lugares. Em Niterói, costumava comprar em peixaria mesmo, no mercado de Peixe São Pedro (que merece uma postagem a parte)... Lá também, assim como em cidades praianas, temos a oportunidade de comprar o peixinho direto na mão do pescador. Na praia de Itaipu isso é muito comum!

Bem, aqui, eu encontrei em um supermercado, peixe que vem de Florianópolis (amo!) embalado a vácuo. O peixe sai de Floripa de madrugada e chega no supermercado ao meio dia. Vem limpo, em filés ou inteiro... E o mais importante: Fresco. Uma maravilha! Consigo uma certa variedade, posso escolher entre sardinha, tilápia, tainha, namorado, rosado, pescada, abroeta, congrio, atum, salmão, etc.

Minha preferência é pelo Peixe de nome "Rosado", que tem uma carne mais firme e funciona bem no forno. A pescada é mais molinha e acaba despedaçando, acho que ela é melhor frita. 

Vamos à receita?


PEIXE AO FORNO

Comece temperando os eu filé de peixe com sal, pimenta do reino, cominho, cebola, alho (se gostar)cheiro verde, limão. Tudo a gosto.

Deixe marinar por pelo menos 1 hora.



Aqueça o forno. Leve o peixe para assar, com as ervas e temperos, mas antes, envolva-o em uma folha de papel alumínio. Você deve fechar como se fosse um embrulho, um envelope. 



Deixe assar por 15 minutos. 
Abra o envelope e retire o peixe e reserve as ervinhas e temperos.



Unte um tabuleiro desses de teflon com azeite de oliva e disponha os filés. Leve ao forno por mais 5 minutos de cada lado, ou até que esteja dourado a seu gosto. Quando estiver finalizando, pode colocar a parte para grelhar, a cebola e os temperos que ficaram reservados.




Sirva com arroz, ou com batatas, e claro, uma deliciosa salada.

Veja os links de opções de acompanhamento logo abaixo.

Abobrinha Grelhada
Batata Assada
Legumes Salteados

Espero que tenham aproveitando e que façam a receitinha em casa. Depois, não esqueçam de me contar como ficou!

Beijinhos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!