sexta-feira, 26 de outubro de 2012

BOLO DE CHOCOLATE SAUDÁVEL!

O tempo aqui na cidade está beeem fresquinho, de vez em quando até cai uma chuva!
Uma temperatura propícia para um café com bolo! Sim!!!

E esta receita, em especial, veio pra ficar em minha vida... Porque além de muito deliciosa, é integral, e leva muita coisa saborosa!




Deixe pra lá o preconceito com pratos naturebas e já separe os ingredientes! As crianças nem vão sentir as trocas de ingredientes ;-)
Você não vai se arrepender... Eu aprendi neste site, e fiz minhas adaptações!

Comece separando os ingredientes:
3 colheres de manteiga ou margarina sem sal
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de açúcar refinado (branco normal)
3 ovos inteiros
1 xícara (chá) de farinha de trigo branca (comum)

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1/3 xícara (chá) de cacau em pó ou 1 xícara de chocolate em pó
1 pote de iogurte natural

1/3 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 colheres (sopa) de aveia
OPCIONAL: 1/2 xícara (chá) de alguma castanha picada, pode ser nozes, amêndoas, castanha...

Modo de fazer: Na batedeira ou à mão, bata os ovos com a manteiga e o açúcar até ficar uma mistura homogênea. Acrescente o cacau em pó (ou chocolate em pó), misture bem. Junte o iogurte natural e as farinhas. Acrescente o leite e a aveia. 
Finalize incluindo as castanhas, se decidir usar, e o fermento em pó.
Asse por aproximadamente 35 minutos em forno médio preaquecido.
Obs: O site que peguei a receita, não indica que seja usada aquela forma de furo no meio, o ideal é uma forma para bolo inglês, ou uma comum: redonda ou quadrada, média.


Textura úmida!
Quando tirar do forno, espere amornar e desenforme... Se quiser, pode colocar uma cobertura que dará um toque especial na receita:

Leve ao fogo: 1 colher (sopa) de manteiga, 3 colheres (sopa) de chocolate em pó, 3 colheres (sopa) de açúcar e 5 colheres (sopa) de leite. Deixe cozinhar, ferver bem, e em seguida, espalhe sobre o bolo!


Lindo! E aqui, na opção: sem cobertura!
***Além de saudável, é uma receita versátil, que pode ser servida quente ou fria. Se servir morninho, coloque uma bola de sorvete ao lado... Lembra um brownie!

Delícia! 
Ótima opção para este final de semana!



Ótima sexta-feira pra vc! 
Bj!



5 comentários:

  1. Passei pra agradecer pelas suas palavras de carinho q me deram força e levantaram meu astral
    amiga q bolo maravilhoso, amei a receita
    Tenha um excelente final de semana
    Bjs
    Vivi
    http://www.viviass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivi, vc é muito querida! Adoro seu blog!
      Beijinhos!

      Excluir
  2. quer me mataaaar????
    hauhauhau
    Ai, morri aqui! ;9

    Beeeijooos e ótimo final de semana! :D

    http://re-becah.blogspot.com

    http://www.youtube.com/user/blogdareh/featured

    ResponderExcluir
  3. Que beleza, alem de delicioso, saudavel' Amei tudo no seu blog, é tudo tão legal, as postagens, os assuntos, muito fofo *-* Gostaria de saber se vc deseja fazer troca de seguidores comigo, (vc me segue e eu te sigo) Assim vc se torna minha leitora e eu me torno a sua :) Me manda a resposta, Boa sexta feira e muitos beijos!

    docefuturo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Hellen! Que bom que vc gostou do blog. Seja bem vinda! Bj!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!