terça-feira, 12 de abril de 2011

Almoço do Dia: FRANGO FRITO!!!!

Sugestão para o almoço de hoje: Franguinho bem temperadinho, dourado, sequinho... Com arroz, feijão, saladinha e suco de laranja para acompanhar!  Bem caseiro,  quentinho... Hummm!!!!

Isto me remete diretamente à minha infância, mais especificamente à minha avó materna, D.  Aparecida... Ela, que já descansando com Jesus; era mineira, tinha uma mão maravilhosa para cozinhar...
Tudo o que ela fazia ficava delicioso; seu franguinho, seu pão, o café, o bolinho de chuva, o arroz... Tudo, tudo era simples e delicioso! E como era muito generosa! Tudo o que fazia, servia para todos, guardava um pedacinho para cada filho, cada neto... Demais...Sinto muita saudade dela!  
Minha mãe me conta, que quando estava grávida de mim, ela saia de seu trabalho no horário de almoço, para almoçar na casa minha avó Aparecida;  ela tinha desejo de comer a comida da minha avó. (Acho muito curioso isso, porque tudo o que minha mãe desejou na gravidez, ou o que ela comeu demais, eu sou apaixonada... Sei que isso não tem explicação científica, mas é a realidade...)
Eu era encantada pelo frango frito que ela preparava... Lembro que um dia, passei a tarde em sua casa, e acompanhei (curiosa) ela temperando o frango... Era para o jantar... Depois, fui para minha casa... Quando chegou a noite, ela apareceu lá em casa (que era vizinha) com um pedaço para mim... Isso marcou tanto para mim! Ela sabia cativar, sabia amar, sempre tinha atos de bondade...
Bem, hoje, eu faço meu franguinho de maneira bem simples:
Tempero com sal, alho amassado, pimenta-do-reino, cominho, temperinho misto que compro pronto e suco de limão...


Só esperando o momento de cair na panela :-)


Deixo marinando nesta mistura entre 1 e 2 horas (bom mesmo é deixar de um dia para o outro).
Levo ao foto uma frigideira com um pouco de óleo e frito devagar, até ficar tudo bem douradinho.
P.S: Se você comprar Filé de Peito, frita mais rápido,  mas eu gosto mais de coxa e sobre-coxa, então, tenho que ter mais paciência, pois demora mais fritar tudo e fica bem passadinho. Porque frango tem que ser bem cozidinho né gente, eu não como frango sangrando, não! Se estiver com pressa, pode abrir a sobre-coxa, assim ela cozinha mais rápido por dentro!



Que tal?

Uma ótima terça-feira para vocês!
Beijos!!!!

4 comentários:

  1. Fiquei com fome! Nem posso cozinhar ainda no apê hauahuauhauha Será que sobrevivo de yakisoba? hahaha

    ResponderExcluir
  2. Linda... Logo, logo vc terá sua cozinha... Vc vai curtir muito as suas panelas, suas receitinhas... Beijos em vc e no marido... Casal Precioso!

    ResponderExcluir
  3. huuum
    que fomeeee ;9

    Vc é uma cozinheira de mão cheia, hein??
    Beeeijooos

    - http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Rebeca, eu cozinho todo dia... Então, algumas coisas eu aprendi a fazer direitinho, outras ainda vou aprender! Mas sou curiosa, penso muito na refeição que vou preparar ... Igual vc fica brincando de boneca com seus makes, looks (rss), eu brinco de panelinha...(kakaka). Por isso eu malho todo santo dia!!!!`Para compensar!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!
Em alguns minutos ele será lido e em seguida liberado!
Beijos!